Carmen de Miranda vai ter um museu em Marco de Canaveses
Publicado a 17/03/21
Em 1976 foi inaugurado um museu dedicado a Carmen de Miranda em Copacabana, no Rio de Janeiro. 45 anos depois é a vez do município de Marco de Canaveses ter um museu dedicado à artista luso-brasileira.
O novo Museu Carmen Miranda, no Marco de Canaveses, terá um custo de 1 milhão e 100 mil euros e vai estar concluído em Junho deste ano.
O novo museu vai funcionar no espaço da antiga Biblioteca Municipal Poeta Joaquim Monteiro e ocupar os dois edifícios simétricos já existentes no local de “arquitetura civil oitocentista”, com traça de estilo “brasileiro”. A novidade é que os edifícios passam a estar unidos através um terceiro volume tornando-os num equipamento comum para poder acolher exposições, uma área de social, um espaço de serviço educativo, uma loja e um salão de chá, onde a câmara municipal “vai poder dar uso” ao serviço de chá Carmen Miranda produzido pela Vista Alegre. Está prevista a implantação do busto da artista, bem como réplicas da laje “Estrela da Carmen Miranda” (situada no Passeio da Fama em Hollywood Boulevard) e um painel com “Assinatura e Mãos” da artista (situado no Grauman”s Chinese Theatre).
No museu também poderão ser vistos adereços e bens de Carmen Miranda nascida no Marco de Canaveses em 1909, mas cuja vida e carreira artística decorreu essencialmente no Brasil e nos Estados Unidos. Participou em mais de 20 filmes e deixou gravadas mais de 313 canções. Faleceu em Beverly Hills em 1955.