Elisa e Marcela: uma história de Amor que envolve o Porto

Publicado a 14/06/21

A história de amor de Elisa e Marcela deu origem a um livro e a um filme na Netflix. Há 120 anos a cidade do Porto foi um dos palcos desta história.

“Na manhã do dia 8 de Junho de 1901, Mario e Marcela casavam-se na igreja de San Jorge na cidade galega da Corunha. A boda foi testemunhada apenas por um punhado de vizinhos e familiares. Após a cerimónia religiosa, o casal dirigiu-se a uma casa de fotografia para que aquele momento feliz ficasse registado em imagem. 
Poucas semanas depois, esse retrato seria reproduzido um pouco por toda a imprensa portuguesa e espanhola. Descobrira-se que aquele fora «un matrimónio sin hombre», como escreviam os jornais: Mario era, na verdade, Elisa. Posto a nu o escândalo que ofendia a moral pública, Elisa e Marcela fogem da Galiza. Inicialmente, as autoridades julgam-nas na América do Sul. No entanto, em meados de Agosto são capturadas no Porto, cidade onde, durante algumas semanas, tinham experimentado a tranquila vida conjugal de que se consideravam merecedoras. “

Lê este artigo completo no site www.dezanove.pt