Melhores Bairros LGBT no Porto

Publicado a 23/03/21

A cidade do Porto vive dias únicos. A sua alma tradicional funde-se com um movimento cosmopolita e aberto ao Século XXI, particularmente convidativo para aqueles que desfrutam do melhor de dois mundos.

Para a comunidade LGBT, isto significa que o Porto é uma cidade a considerar, quer seja na hora de procurar habitação permanente ou para uma visita aprofundada. Considerada uma das mais acolhedoras cidades do nosso país, tem-se pautado em anos mais recentes por uma mentalidade e atitude vanguardista que move a cidade na direcção ideal para se tornar uma referência mundial de qualidade de vida.

Recentemente nomeada pela empresa norueguesa Sumo Finans entre 50 congéneres europeias como a melhor cidade para viver em família, a cidade destaca-se assim em áreas que em muito agradam a todos os que aqui considerem viver num futuro próximo.

Qualidade de Vida

É precisamente no elevado nível de qualidade de vida que o Porto apresenta que reside muito do seu apelo. Desde logo marcado por preços de compra de imobiliário bastante atrativos no panorama nacional, é também um local onde o valor médio do arrendamento é ainda considerado acessível.

A disponibilidade de espaços verdes, de equipamentos públicos, espaços verdes e custo de vida em geral mais baixo do que em cidades como Lisboa fazem desta cidade uma opção a considerar para todos, independentemente de possuírem família ou não.

No que toca à comunidade LGBT, existem pelo menos três zonas da cidade onde é possível desfrutar do Porto com maior intensidade quer devido à sua excelente oferta de animação noturna, quer por uma série de negócios e eventos locais que vão levar a experiência da cidade ao próximo nível.

Ribeira

A Ribeira é típica. A Ribeira grita Porto e é muito frequentemente identificada como a alma da cidade. É também aqui que é possível descobrir muito do encanto da cidade, nomeadamente com espaços memoráveis para jantar antes de se dedicar à diversão noturna.

É também um excelente local para ver o dia nascer e a cidade começar a ganhar ritmo. Como havíamos dito, é a alma da cidade, mas também a oportunidade perfeita para sentir o pulso ao Porto.

Cedofeita

A rua da Cedofeita é um excelente local para ficar para quem gosta de se divertir. Nas proximidades, o conhecido Mão Travessa figura entre os espaços mais gay-friendly da cidade e apresenta uma ementa que é complementada por uns crepes verdadeiramente lendários.

Não precisa de se afastar muito para encontrar o Café Lusitano ou o Conceição 35. Para aqueles que procuram algo especial, a loja The Portuguese Cock tem à espera bem mais do que os tradicionais galos de Barcelos.

Baixa

A Baixa do Porto é incontornável. Zona histórica por eleição, é uma artéria viva da cidade onde dá muito prazer ver a dinâmica da cidade na primeira pessoa. Com locais absolutamente deliciosos com espaço para mais, o Arte da Baixa prima pelo bom gosto e por um cardápio de tradicional reinventado.

Se pensa que conhece a Francesinha ou o Polvo à Lagareiro, vai ter uma surpresa. Outros locais igualmente gay-friendly brotam aos poucos pela cidade que vai cada vez mais abraçando cada habitante como um portuense ou um Porto-friendly.

Muito para além de rótulos ou de preconceitos, há que considerar que Portugal consta entre os destinos LGBT mais convidativos de todo o mundo, uma distinção que a todos nos orgulha.