O Porto é uma das cidades mais artísticas da Europa – Holidu

Publicado a 8/02/24

porto, cidade artística, holidu,
Porto © Nick Karvounis via Unsplash

Descubra as cidades mais artísticas da Europa 2024

Mergulhe na cultura durante as suas férias!

As férias são a oportunidade perfeita para mergulhar na arte e na cultura! E para isso, não é preciso viajar para longe, pois algumas belas cidades artísticas estão à sua espera nas proximidades. De museus de arte a peças de teatro, cidades europeias como Paris, Berlim e Viena têm muito a oferecer para umas férias culturais!

A Holidu, o portal de reservas para casas de  férias, pesquisou quais as cidades europeias que se podem considerar cidades de arte por excelência. Para o efeito, os dados do Google Maps foram avaliados por palavras-chave relacionadas com as 7 principais disciplinas artísticas. Descubra quais as cidades da Europa que são os melhores destinos para uma escapadela cultural! Quer goste de arquitetura, artes plásticas ou música, aqui descobrirá quais as cidades perfeitas para as suas próximas férias.

Louvre © Dat Vo via Unsplash

As 10 principais cidades mais artísticas da Europa

  1. Paris, França

A capital francesa pode considerar-se a melhor cidade a nível artístico da Europa! Com museus de renome mundial, como o Louvre, e centenas de locais de cultura, como galerias de arte, bibliotecas e salas de espetáculos, Paris mereceu bem este título. Descubra obras de arte mundialmente famosas e obras surpreendentes de artistas locais, desfrute de um concerto ou de uma peça de teatro e passeie pelas livrarias e lojas de discos da cidade. Em Paris, há cultura e arte a cada esquina!

Imperdível em Paris:

  • O Louvre para as artes visuais
  • Palais-Royal e Galérie Vivienne para a arquitetura

.

  1. Bilbau, Espanha

A cidade basca de Bilbau recebe a medalha de prata. Esta bela cidade situada na costa norte de Espanha é mais conhecida pelo seu famoso museu Guggenheim, a meca dos amantes da arte moderna. Mas Bilbau tem, para além deste museu, várias galerias de arte, teatros e lojas de música de grande beleza para oferecer, onde poderá descobrir artistas nacionais, internacionais e locais. Além disso, a própria cidade é também uma obra de arte, com belos edifícios e maravilhas arquitetónicas que podem ser admirados num passeio pela cidade.

Visita obrigatória em Bilbau:

  • Museu Guggenheim para as artes visuais
  • Bilborock para a música

.

  1. Porto, Portugal

Em terceiro lugar está o Porto, uma bela cidade costeira no norte de Portugal. O Porto é também conhecido como a cidade das pontes. As seis pontes que atravessam o rio Porto são uma bela obra de arquitetura! Mas esta cidade também tem muito para oferecer em termos de música e artes visuais. Na Casa da Música (projetada por Rem Koolhaas), pode desfrutar dos melhores concertos de música clássica e moderna. Se gosta de experimentar a arte de uma forma diferente, passeie pelas ruas do Porto e descubra a arte de rua de artistas como Mr Dheo e Hazul Luzah.

Visita obrigatória no Porto:

  • Lello & Irmão para literatura e arquitetura
  • Casa da Música para a música

.

Quem completa o top 10 das cidades artísticas?

  1. Florença, Itália
  2. Ljubljana, Eslovénia
  3. Bordéus, França
  4. Zurique, Suíça
  5. Veneza, Itália
  6. Dublin, Irlanda
  7. Trieste, Itália

.

Os melhores destinos por disciplina artística

Paris © Juan Ordonez via Unsplash

Paris, França – Belas-artes (pintura e escultura)

Se é fã de belas-artes, não procure mais, Paris é o lugar certo. A cidade possui mais de 2.000 galerias de arte, desde grandes organizações a pequenos artistas independentes que expõem o seu trabalho. Para não falar do Louvre e dos mais de 60 museus de arte que pode encontrar por toda a cidade. Da Mona Lisa (Leonardo da Vinci) ao Pensador (Auguste Rodin), uma visita a Paris dá-lhe a oportunidade de ver pessoalmente várias obras de arte mundialmente famosas!

Brighton, Reino Unido – Música

Para umas férias repletas de música animada, dirija-se a Brighton! Esta cidade costeira no sul de Inglaterra é o destino perfeito para os amantes da música. Com 18 salas de concertos acolhedoras, terá sempre a oportunidade de assistir a um grande espetáculo! Descubra os artistas locais e desfrute de música ao vivo com uma boa “pint” inglesa. E se gosta de levar uma recordação para casa, encontrará o que procura nas lojas de música e de discos da cidade. Que tal procurar um LP vintage na Rarekind Records?

Bordéus, França – Artes do espetáculo (teatro e cinema)

A cidade europeia das artes do espetáculo é, sem dúvida, Bordéus. Aqui encontrará nada menos que 80 teatros, desde os grandes teatros como o Gran Théâtre até às pequenas salas municipais onde atuam frequentemente companhias locais. Peças de teatro, musicais, óperas e muito mais, tem muito por onde escolher em Bordéus. E se gosta de visitar a cidade no seu melhor, vá em setembro durante o FAB, um vibrante festival de artes dedicado às artes interativas e performativas

Florença, Itália – Literatura

Para uma escapadela literária, Florença é o local ideal. Esta cidade medieval tem nada menos que 94 livrarias acolhedoras onde pode encontrar uma grande seleção de livros italianos e estrangeiros. Não deixe de visitar “Todo Modo”, uma livraria e um  bar de vinhos, num só! Florença é também o lar de belas e históricas bibliotecas, como a Biblioteca Marucelliana e a Biblioteca Riccardiana, onde os amantes de livros podem deliciar-se com a fina seleção de manuscritos e livros raros.

Bilbao © Jorge Fernandez Salas via Unsplash

Bilbau, Espanha – Arquitetura

Uma visita a Bilbau é um prazer para os amantes da arquitetura. A cidade é uma interessante mistura de diferentes estilos. A Ponte Zubizuri e o Edifício Guggenheim são belos exemplos do estilo contemporâneo, e a Casa Montero, por sua vez, é uma visita obrigatória para todos os fãs do estilo Art Nouveau. A Azkuna Zentroa, a Arena de Bilbau e o edifício do Ministerio de Sanidad são apenas alguns exemplos da arquitetura única da cidade. Descubra-os todos num passeio ou numa visita guiada pela cidade!

Metodologia

Foram incluídas todas as cidades da Europa com mais de 200.000 habitantes, bem como todas as capitais de província neerlandesas. Para cada disciplina artística, exceto a arquitetura, foram extraídos dados do Google Maps para várias palavras-chave. As palavras-chave utilizadas para cada disciplina artística são:

  • Artes visuais: museu de arte, escola de arte, loja de arte, galeria de arte
  • Música: sala de concertos, escola de música, loja de música, loja de discos
  • Artes do espetáculo: teatro, escola de representação, cinema
  • Literatura: biblioteca, livraria, editora

Após verificação dos dados e eliminação de todos os duplicados, foi calculado o rácio de instituições artísticas por 10.000 habitantes. Para a disciplina de arquitetura, foi contado o número de hashtags do Instagram de “cidade” com a palavra-chave “arquitetura”. Como o número de hashtags era muito maior do que o número de instituições de arte, foi utilizado o rácio de hashtags por 100 habitantes para esta disciplina. Desta forma, evitou-se que a classificação ficasse distorcida em relação a este ponto de dados. A classificação geral foi calculada utilizando a soma das classificações individuais das disciplinas artísticas.