Porto: uma rua com o nome de Gisberta Salce Júnior

Publicado a 17/03/21

Vários colectivos que integram a Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho do Porto (COMOP) e a actriz Sara Barros Leitão uniram-se para tentar, mais uma vez, criar uma rua com o nome de Gisberta Salce Júnior na cidade do Porto. Gisberta foi morta há precisamente 15 anos.

“Está na hora de reconhecer e homenagear a vida de Gisberta Salce Júnior. Por isso, propomos que uma das ruas da cidade tenha o seu nome, através de um abaixo-assinado” . O documento será lançado hoje, 17 de Março, e terminará no dia da Marcha do Orgulho Porto de 2021 (data ainda por determinar). Esta iniciativa tem como objectivo promover uma reflexão sobre como se pode tornar o Porto uma cidade mais inclusiva e como se pode combater a opressão a que as pessoas LGBT+ estão sujeitas.

Esta, infelizmente, não foi a primeira tentativa de homenagear Gisberta com o nome de uma rua como explica o site dezanove.pt.

“A violência de que a Gisberta foi alvo continua presente nas ruas do Porto, e um pouco por todo o país. Quinze anos depois, a comunidade trans continua largamente exposta à mesma marginalização, preconceito e violência que entregam às ruas todas as pessoas que a cidade é incapaz de proteger e abrigar com a mesma dignidade a que qualquer ser humano tem direito” considera a COMOP.

“A atribuição de um arruamento à memória da Gisberta, numa cidade onde faltam mulheres representadas na rua e mais ainda, mulheres trans, emigrantes, marginalizadas e que inspiraram milhares de pessoas a marchar por direitos iguais, é um passo gigante para representatividade, bem como motivo de orgulho para a cidade do Porto” acrescentam os responsáveis da COMOP.

Poderás subscrever o abaixo-assinado para que Gisberta tenha uma rua no Porto a partir de hoje às 19 horas. Todas as informações serão dadas no Instagram da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto.