Braga, Barcelos, Porto e Aveiro já marcharam este ano
Publicado a 18/07/21
As primeiras Marchas do Orgulho LGBTI+ da região Norte e Centro anunciadas este ano já tiveram lugar nas últimas semanas.
Aveiro foi a primeira a sair à rua. Foi a primeira iniciativa deste género este ano em modo concentração. Ou seja, em vez de uma marcha pelas ruas, as associações e colectivos preferiram juntar-se nos relvado do Rossio. Vê aqui a reportagem do dezanove.pt em Aveiro.
Seguiu-se o Porto no passado dia 3 de Julho com cerca de 2000 pessoas, na sua maioria jovens, a participaram na 16ª Marcha do Orgulho do Porto. Não faltou a homenagem a Natasha Semmynova e o assinalar de uma Rua Gisberta como conta o dezanove.pt.
Barcelos, no Minho, também optou pelo formato concentração. No passado dia 10 de Julho várias dezenas de pessoas, associações, colectivos e partidos marcaram presença na praceta Francisco Sá Carneiro.
Braga foi a mais recente a manifestar-se. Pela nona vez Braga viu sair às ruas as reivindicações dos activistas LGBTQIAP+. Algumas centenas de activistas subiram, pela primeira vez, Avenida da Liberdade acima até à nevrálgica Praça da República empunhando cartazes, bandeiras e pronunciando palavras de ordem como. “Nem menos, nem mais, Direitos Iguais”.
A próxima Marcha do Orgulho está marcada para Viseu a 10 de Outubro.