Perdemos o Vítor Fernandes – Natasha Semmynova (1980-2021)

Publicado a 17/06/21

Faleceu esta terça-feira, 15 de Junho, Vítor Fernandes na sequência de um cancro de pulmão. O artista de 41 anos era conhecido pela personagem Natasha Semmynova que pisou os palcos de casas icónicas do Porto, como o Boys ‘R’ Us, Café Lusitano, Pride ou Teatro Sá da Bandeira aquando das edições do Porto Pride.

A sua figura andrógina, talento e personalidade irreverente marcou todos os que se cruzaram no seu caminho.

Pessoa de causas deu a cara por projectos da cidade como o Centro Comunitário Abraço, a Gala Abraço e da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto. Mais recentemente estava ligado à organização e apresentação do Festival Porto Drag Fest dando palco a novos e mais experientes talentos da arte do transformismo.

Ficou ainda mais conhecido do grande público quando participou no programa de televisão The Voice Portugal em 2015 onde foi granjeado com vários elogios e abriu portas para que mais artistas drag o fizessem, como considerou o amigo pessoal de longa data João Paulo, editor do PortugalGay.pt: “Admirado por muitos, calcou o palco do The Voice Portugal e marcou, escancarou a porta para outras imagens idênticas colorirem o espaço monocromático,…”

Os nossos sentimentos à família e amigos neste momento de dor, mas que também deve ser de coragem e homenagem.

Lê mais sobre o percurso deste ícone LGBTI+ que perdemos esta semana nesta peça do dezanove.pt: https://dezanove.pt/morreu-vitor-fernandes-que-nos-deu-a-1469253

Foto: António Martinó